quarta-feira, 20 de maio de 2020

ATIVIDADE COMPLEMENTAR SOBRE COVID-19

TEXTO INFORMATIVO 1
Coronavírus também pode deixar 'doente ou matar jovens', diz OMS

O novo coronavírus pode deixar doentes ou matar jovens, que também devem evitar transmiti-lo para pessoas mais velhas e mais vulneráveis, disse a OMS (Organização Mundial da Saúde), nesta sexta-feira (20).
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da organização, afirmou em uma entrevista coletiva online: "Hoje tenho uma mensagem para os jovens: vocês não são invencíveis, esse vírus pode colocá-los no hospital por semanas ou até matá-los. Mesmo que você não adoeça, as escolhas que você faz sobre onde vai podem ser a diferença entre a vida e a morte para outra pessoa."
Em meio à escassez de equipamentos de proteção para profissionais de saúde e testes de diagnóstico, serão necessárias "pontes aéreas" para levar suprimentos para profissionais de saúde, disse o principal especialista em emergências da OMS, Mike Ryan.
A entidade internacional distribuiu 1,5 milhão de testes de laboratório em todo o mundo, mas a demanda pode chegar a ser 80 vezes maior para o combate à pandemia, disse ele.


TEXTO INFORMATIVO 2

Coronavírus: quem está mais suscetível a ele e aos sintomas graves
Segundo um estudo, o vírus vindo da China afeta mais alguns subgrupos, como pessoas mais velhas ou com doenças crônicas. Conheça quais e as complicações
Coronavírus: quem está mais suscetível a ele e aos sintomas graves
Segundo um estudo, o vírus vindo da China afeta mais alguns subgrupos, como pessoas mais velhas ou com doenças crônicas. Conheça quais e as complicações

O coronavírus e seus sintomas mais graves surgem especialmente em pessoas mais velhas e que tenham alguma doença crônica. Essa é uma das conclusões de um novo estudo publicado no The Lancet por pesquisadores da China.
No trabalho, os cientistas avaliaram todos os casos confirmados dessa infecção respiratória que deram entrada entre 1º e 20 de janeiro de 2020 em um hospital de Wuhan, o provável epicentro do surto. Foram 99 indivíduos ao todo.
Entre eles, 55% possuíam algum problema crônico. Diabetes, doenças cardiovasculares, males digestivos ou respiratórios e câncer estavam entre eles. Além disso, a média de idade dos pacientes era de 55 anos — 37% estavam acima dos 60 anos.
Segundo o trabalho chinês, isso ocorreria porque o envelhecimento e essas enfermidades tendem a diminuir a imunidade contra infecções em geral.
Aliás, os pesquisadores também notaram que mais homens foram parar nesse hospital por causa do coronavírus. Dos 99 enfermos, 67 eram do sexo masculino (68%). “A reduzida suscetibilidade das mulheres a infecções virais pode ser atribuída à proteção do cromossomo X e aos hormônios sexuais, que exercem um papel no sistema imunológico”, escrevem os autores, no artigo.
Os sintomas mais comuns entre esse grupo hospitalizado pelo coronavírus foram febre, tosse e falta de ar. Dores musculares e de cabeça, bem como confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito também foram observados.

Atividade de pesquisa

Com base nos textos informativos e seu conhecimento sobre o assunto, responda:

1- Os jovens estão livres da contaminação pelo coronavírus? Justifique sua resposta.

2- Qual o grupo de risco para contaminação do coronavírus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.