África : divisão étnica e fronteiras artificiais
A chamada “Partilha da África” foi a divisão do continente africano feita pelos países europeus no século XIX. O objetivo era que cada potência europeia tivesse um território na África para explorar seus recursos minerais e naturais em geral. Essa partilha não respeitou a divisão étnica dos povos que viviam nestes territórios, assim povos inimigos foram inseridos em um mesmo território a ser colonizado.
Desta forma, foram formadas as “fronteiras artificiais” atuais impostas pelas potências coloniais, que principalmente após as independências desses países geraram muitos conflitos, guerras e disputas de poder entre estes povos e etnias até os dias atuais.
Estes mapas acima demonstram esse processo descrito que foi decisivo na Conferência de Berlim de 1885 que definiu as fronteiras artificiais entre os europeus.
Agora vamos assistir a alguns vídeos que ilustram alguns conflitos atuais na África:
• Em seu caderno de Geografia escreva o nome dos vídeos e faça um breve resumo do que entendeu em cada um deles. Ao final faça uma conclusão apontando as razões que levaram a África a esta situação.
• Vá até a página 122 do Caderno “Trilhas de Aprendizagem” e inicie a leitura da “Atividade 5 – África: problemas e soluções”, após a leitura responda as questões das páginas 126 e 127.
Bons Estudos!
Fiquem em casa!
Saúde à todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.