quarta-feira, 20 de maio de 2020

HISTÓRIA

ATIVIDADES

1- Responda às questões da página 113.

2- Leia o pequeno texto que segue e depois realize a atividade que se pede.


De 1889 a 1930, vivemos o período chamado de República Velha, que se dividiu entre a República da Espada – com os governos de Marechal Deodoro da Fonseca e Prudente de Morais – e a República dos Coronéis, que ficou marcada pelo voto de cabresto. Nesse período, o país ainda era majoritariamente rural e tinha na figura do coronel uma autoridade sobre o poder local.
Geralmente, um fazendeiro rico que usava seu poder econômico para obter poder político, o coronel coagia seus “apadrinhados” a votar no candidato por ele indicado. Como não existia uma Justiça Eleitoral independente e idônea, eram comuns práticas como a coação dos eleitores. Mesmo tendo a possibilidade de participação popular via voto, na prática as eleições caracterizavam-se por um jogo de cartas marcadas.
No Brasil atual, você ainda acredita que a pessoas são coagidas a votar em candidatos que elas não querem? Justifique sua resposta. Escreva uma resposta com 15 linhas, três parágrafos, respeitando a pontuação e a norma culta da linguagem.
(não use gírias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.