terça-feira, 9 de junho de 2020

CIÊNCIAS

PROFª Ana Carmen

Oi pessoal! Espero que estejam bem.

Vocês devem estar vendo e ouvindo sobre as manifestações Antirracismo das últimas semanas no Brasil e no mundo, quis então trazer para vocês qual a posição cientifica sobre a questão racial em nossa espécie, assunto que tem tudo a ver com o tema Evolução que iniciamos semanas atrás.  

Se cuidem sempre!
Bjinhos com carinha feliz =D

ATIVIDADE

- Leia a seguir trechos de artigos sobre o conceito de raças humanas para a Biologia: 

“A biologia usa o termo ‘raça’ como uma categoria de classificação dos seres. A vida é dividida em reinos, classes, espécies... Raça, para os biólogos, é um subnível de classificação, também chamado de subespécie. Por exemplo, cães são uma subespécie de lobos. Para falar em raças biológicas é preciso haver uma diferença genética significativa entre grupos dentro de uma mesma espécie. Nem tão grande que impeça o cruzamento entre eles, e nem tão pequena que não cause grandes diferenças físicas. Nos humanos não há variação genética que justifique o uso do conceito biológico de raça. Geneticamente, somos uma das espécies mais uniformes do planeta. Isso se deve ao fato de que, em algum momento da nossa história evolutiva, quase fomos extintos. Isso mesmo! Há cerca de 70 mil anos, uma grande erupção do vulcão Toba, na Indonésia, nos reduziu a menos de 10 mil indivíduos. Ou seja, os mais de 7 bilhões de humanos vivos hoje descendem desse pequeno grupo.” (trecho artigo: “É correto falar em raças humanas?” de Renam Santos.
“As teorias raciais surgiram como forma de tentar justificar a ordem social que surgia à medida que países europeus se tornavam nações imperialistas, submetendo outros territórios e suas populações ao seu domínio. O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.
Os trabalhos científicos que abordaram as diferenciações entre grupos humanos mostraram que, apesar das diferenças fenotípicas (cor dos olhos, da pele, cabelos etc.), as diferenças genéticas que existiam entre grupos de características físicas semelhantes eram praticamente as mesmas quando comparadas com as diferenças genéticas entre grupos de características físicas diferentes. Portanto, em termos biológicos, não existem “raças” com contorno definido, apenas um grande número de variações físicas entre os seres humanos.[...] Enquanto o conceito de raça está ligado à ideia errônea ligada a traços biológicos definitivos, o conceito de etnicidade é puramente social. Ao tratarmos de etnicidade, estamos fazendo referência a construções culturais de determinada comunidade de pessoas. Os membros dos grupos étnicos enxergam-se como culturalmente diferentes de outros grupos sociais e vice-versa. Portanto, características como religião, língua, história e símbolos, por exemplo, são pontos de diferenciação entre etnias.” (trecho do texto Raça e Etnia de Lucas de Oliveira Rodrigues.
  1. Acesse os textos na integra nos links abaixo e escreva em seu caderno uma resenha crítica sobre cada um deles. Lembre-se cada resenha precisa ter um título novo.




  1. Escolha duas frases sua de cada uma das resenhas escrita e poste aqui nos comentários.

- Para quem tiver interesse em ir além nesse tema, sugiro os seguintes artigos e textos:





13 comentários:

  1. assim prof

    O conceito foi amplamente adotado em todo o mundo até o período da Segunda Guerra Mundial, quando o surgimento da ameaça nazista elevou a proporções astronômicas o preconceito e o ódio em relação a grupos humanos específicos.

    apesar das diferenças fenotípicas (cor dos olhos, da pele, cabelos etc.), as diferenças genéticas que existiam entre grupos de características físicas semelhantes eram praticamente as mesmas quando comparadas com as diferenças
    assim

    ResponderExcluir
  2. Essas duas frases é minha

    ResponderExcluir
  3. 1.O preconceito n é novo
    2.Entre nós n existe raça

    Ass:Davi Lima 9A

    ResponderExcluir
  4. RESENHA 1 : É correto não falar em raças humanas

    Divisão Tradicional e arbitrária dos grupos humanos

    RESENHA 2: A etnia é traços , jeitos e conhecimento .

    O termo etnia não é sinônimo de raça


    VINÍCIUS ALVES VALENTIM 9A

    ResponderExcluir
  5. Raça e etnia :
    Raça: Refere-se ao âmbito biológico, que refere-se á seres humanos. Etnia: Refere-se ao âmbito cultural, ou seja, é uma "comunidade humana" definida por afinidades linguísticas e culturais, e/ou semelhanças genéticas.
    Raça e etnia não são sinônimos, mas o conceito de raça é associado ao de etnia. Etnia é uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais. A palavra etnia é derivada do grego ethnos, que significa "povo".

    ResponderExcluir
  6. Coluna Ciências | É correto falar em raças humanas?
    Na realidade, o termo Raça caiu em desuso quando falamos em Seres Humanos. O termo usado nestes casos é Etnia.
    A raça é uma forma de categorizar pessoas de uma mesma especie por características físicas, especie são indivíduos que quando se cruzam deixam descendentes férteis. Assim como no caso dos cachorros que são da mesma especie e tem caracteristias fisicas diferentes, ocorre conosco

    ResponderExcluir
  7. Usar o termo “raça” e consequentemente criar um dia da consciência negra se justificam, pois, o conceito aqui não é biológico, e sim social. Se pra biologia não faz sentido falar em raças humanas, para as ciências sociais faz. E muito. Pois a raiz do racismo é econômica, política e social, e não biológica.

    (Yasmin Cristina 9°)

    ResponderExcluir
  8. Mesma espécie, raças diferentes?

    O conceito de raça é altamente complexo e objeto de grandes estudos sociológicos. O uso por parte do senso comum dessa forma de categorização perpetuou a ideia de que os grupos humanos são divididos de acordo com características biológicas.

    (Yasmin Cristina 9°C)

    ResponderExcluir
  9. Tainá Novaes 9°C

    1°A raça constitui a etnicidade

    -Na sociedade se manteve furtivamente a "ordem social",porém esse termo é incomum,pois apesar de termos algumas diferenciações,obtemos a mesma anatomia.

    -Vemos de forma recorrente as pessoas difundirem RAÇA(termo científico) com ETNIA(termo cultural).

    2°Por que raça?

    -O direcionamento desse termo na população,cria-se controvérsias sobre a demonstração de cultura.

    -A humanidade pode sim,ter as suas próprias vertentes culturais.

    Obs:os títulos foram de criação própria.Desculpe-me a demora do envio das respostas :)

    ResponderExcluir
  10. 1-Texto Racismo e algo tao burro e sem sentido (OBS:O texto foi tirado de uma coversa com alguns amigos meus )

    Frase: 'Eu realmente nao entendo porque ainda existe isso mesmo apos tantos seculos de historia'

    2-Texto Por que ainda sofremos com isso? (OBS:O texto foi tirado de uma coversa com alguns amigos meus )

    Frase: 'sempre vai ter um retardatario atrapalhando a evolucao'
    (Luiz 9*c)
    #BlackLifesMetter

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.