domingo, 21 de junho de 2020

GEOGRAFIA

Professora Patrícia

Leia o texto a seguir para responder as questões a seguir:

As Fontes de Energia

Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar as máquinas, os transportes, a indústria, o comércio, a agricultura, as casas, etc. O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas.

Energia Renováveis e Não Renováveis
As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.
Fontes de EnergiaDiferentes fontes de energia: hidrelétrica , eólica, térmica, solar, nuclear

Energias Renováveis
Energias renováveis são aquelas que regeneram-se espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos. Alguns exemplos de energias renováveis são:
  • Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
  • Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
  • Eólica - derivada da força dos ventos,
  • Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
  • Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
  • Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
  • Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.
  • Biogás – provém do gás eliminado na decomposição de matéria orgânica

Energias Não Renováveis
Energias não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em grandes quantidades, mas uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas. Têm reservas finitas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.
Exemplos de energia não renováveis:

Fontes de Energia no Brasil
A busca por fontes alternativas de energias não poluentes ou renováveis tem avançado no mundo. Seja para diminuir a dependência do petróleo, seja para descer os níveis de poluição, o fato é que a busca por diferentes fontes de energia já são uma realidade no mundo. No Brasil, o uso do álcool, proveniente da cana-de-açúcar, data de 1975, com a implantação do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em decorrência da crise do petróleo. Hoje o álcool é também usado como aditivo à gasolina. Igualmente, o uso e a exploração da energia solar e eólica, vem sendo estimulada ainda que de maneira tímida por parte do governo. Quanto a energia solar, ela é explorada abaixo do seu potencial. Isso pode ser considerado um despropósito, devido ao tamanho do território e a quantidade de luz solar a que o país está exposto ao longo do ano.
Transformação
As fontes de energias são encontradas na natureza em estado bruto, e para serem aproveitadas economicamente devem passar por um processo de transformação e armazenamento.
A água, o sol, o vento, o petróleo, o carvão, o urânio são canalizados pelo ser humano e assim toda sua capacidade de produzir energia será explorada.
Os centros de transformação podem ser:
  • Usinas Hidrelétricas - a força da queda d'água faz girar as turbinas e assim convertida em eletricidade
  • Refinarias de Petróleo - o petróleo é transformado em óleo diesel, gasolina, querosene, etc.
  • Usinas Termoelétricas - através da queima do carvão mineral e do petróleo, obtém-se energia.
  • Coquerias - o carvão mineral é transformado em coque, que é um produto empregado para aquecer altos fornos da siderurgia e indústrias.
  • Usinas de Biogás – ainda em pouca quantidade, são construídas em aterros sanitários já desativados para extrais biogás para gerar energia elétrica de forma limpa.
  • Usinas Nucleares- que geram energia através do núcleo do urâneo e outros elementos.

O estudo “(R)evolução” Energética 2016 prova como Brasil poderá abandonar aos poucos as fontes fósseis de energia e chegar à metade deste século com 100% de sua matriz energética verdadeiramente limpa e renovável. As vantagens passam por zerar as emissões de gases de efeito estufa no setor energético, pela conservação dos recursos naturais, por contas de luz mais baratas para a população, mais segurança para o fornecimento de eletricidade e menos riscos de “apagões”. O [R]evolução Energética é o primeiro estudo que mostra uma projeção de como será o Brasil em dois cenários: nosso futuro caso sejam mantidas as políticas e tendências atuais até 2050; ou o Brasil que teremos se o governo priorizar as políticas públicas corretas para as fontes limpas, renováveis e seguras de energia. “Uma transição energética em direção às energias renováveis é urgente se quisermos de fato combater as mudanças climáticas e ter um país com melhor acesso à energia”, diz Larissa Rodrigues, do Greenpeace na área de Energia. “Nos últimos anos, o setor de energia aumentou suas emissões de gases de efeito estufa por conta do uso de combustíveis fósseis. Além de ser muito ruim em termos de emissões, isso aumentou muito a conta de luz dos brasileiros. Isso precisa mudar – ainda mais em um país que tem todas as condições para isso”, completa.
Exercícios:
  1. Defina fontes de energia e dê exemplos:
  1. Renovável 
  2. Não-Renovável
  1. Por que houve um crescimento da procura de energias renováveis no mundo? Quais suas vantagens?
  2. O que diz o estudo (R)evolução Energética (2016) sobre o Brasil?
  3. O que foi o Próalcool e quais outras formas de energia são utilizadas no país? 
  4. Você acha a energia solar viável em um país como o Brasil? Quais seriam suas vantagens?
  5. Relacione as fontes de energia com o Aquecimento Global.
  6. Caso seja possível assista o vídeo a seguir para completar seus estudos:

7 comentários:

  1. eu aca bei professora Patricia

    ass:Douglas T.Souza

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença entre mar e oceano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.Os oceanos possuem ecossistemas embaixo dos oceanos, mundos que ainda estão sendo estudados.

      Excluir
  3. As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.