quinta-feira, 18 de junho de 2020

HISTÓRIA

ATIVIDADE DE REVISÃO- HISTÓRIA
Prezados alunos e alunas: agora você irá revisar o conteúdo que foi ministrado até agora. Para realizar as atividades de revisão (em seu caderno) leia suas anotações, o conteúdo da apostila Trilhas da aprendizagem e o conteúdo já existente no blog.
Boa tarefa, professora Célia.

1-Assinale a alternativa verdadeira.
A chamada Crise de 1929 caracterizou-se por um colapso no sistema financeiro mundial no período do entreguerras, isto é, no intervalo entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Tal crise também é identificada com:

a) a Guerra Franco-Prussiana.

b) a quebra da Bolsa de Valores de São Paulo.

c) a Guerra Civil Americana.

d) a quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

e) a Independência dos Estados Unidos.
  
2- Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos lançou o programa intitulado:

a) Pacto de Varsóvia

b) New Deal

c) Acordo de 1931

d) Projeto Manhattan

e) Plano Marshal

3-Por outro lado, o governo liquidou um dos direitos mais valorizados pelos assalariados urbanos – a estabilidade no emprego após dez anos de serviço, ga­rantida pela CLT. A fórmula surgiu com a criação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), na prática em substi­tuição à estabilidade. Ainda que a adesão ao fundo não fosse por lei obrigatória, ela tomou de fato esse caráter. Sem a opção pelo FGTS passou a ser impossível obter emprego. O fundo é constituído por im­portâncias recolhidas mensalmente, na forma de um depósito bancário em nome do trabalhador. Ele só poderia ser levan­tado em casos específicos, como dispensa injusta, compra de casa própria, casamen­to, aposentadoria. 
Boris Fausto. História do Brasil.

A criação do FGTS ocorreu:
a) no Estado Novo, sob a ditadura de Getúlio Vargas;    
b) no governo de Eurico Dutra;    
c) no governo de Juscelino Kubitschek;    
d) após o golpe de 1964, no governo do ge­neral Castelo Branco;   
e) após a redemocratização, no governo de José Sarney.   

 4- A Consolidação das Leis do Trabalho, em 1º de maio de 1943, unificou toda a legislação trabalhista então existente no Brasil e foi um marco por inserir, de forma definitiva, os direitos trabalhistas na legislação brasileira. Seu objetivo principal é regulamentar as relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas, tendo sido instituída como uma necessidade constitucional, após a criação da Justiça do Trabalho. O contexto histórico que produziu a CLT em 1943 e o contexto histórico das atuais discussões sobre modificações na legislação original diferenciam-se:
a) nas estruturas sociais: sociedade predominantemente racista e extinção de comportamentos de discriminação racial, respectivamente.    
b) nas políticas de inclusão social: combate à pobreza como política de Estado e política de inclusão rejeitada pelos sindicatos pelegos, respectivamente.   
c) nas diretrizes da política externa: definição nazifascista nas relações com a Europa e isolamento das comunidades e das instituições pan-americanas, respectivamente.   
d) nos contextos econômicos: expansão da industrialização e do mercado de trabalho e recessão econômica e avanço do desemprego, respectivamente.   
e) nas organizações partidárias: pluripartidarismo e bipartidarismo, respectivamente.    


5- O vídeo a seguir mostra os cantores Chico Buarque de Holanda e Miltona nascimento interpretando a canção Cálice. https://www.youtube.com/watch?v=RzlniinsBeY
Logo abaixo está a letra desta música:

Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta
Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa
De muito gorda a porca já não anda
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, pai, abrir a porta
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade
Mesmo calado o peito, resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade
Talvez o mundo não seja pequeno
Nem seja a vida um fato consumado
Quero inventar o meu próprio pecado
Quero morrer do meu próprio veneno
Quero perder de vez tua cabeça
Minha cabeça perder teu juízo
Quero cheirar fumaça de óleo diesel
Me embriagar até que alguém me esqueça.

 Depois de ouvir a canção acompanhando-a com a leitura da letra, faça o que se pede:
  1. Localize o contexto histórico em que a obra foi composta.
  2. Fale sobre o título da música. Nele há dois significados. Quais são eles? Relacione o modo como o auto escreve o título da música e o modo como ele é pronunciado na canção. 
  3. Relacione a letra desta canção com o momento histórico no qual ela foi produzida.

2 comentários:

  1. É para fazer tudo no caderno?

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  2. bom dia professora Célia eu sou do 9B eu já terminei a sua lição

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