Atividade de Geografia do 9º ano – 13/07
Leia o texto para responder as questões a seguir:
O Ártico ou pólo Norte
O Ártico se encontra no Círculo Polar Ártico, conhecido também de Pólo Norte, uma das áreas mais frias do planeta. O Ártico em toda sua extensão abrange cerca de 21 milhões de quilômetros quadrados, sendo que desse total 65% é composto pelo Oceano Glacial Ártico.
Os 45% restantes do território são constituídos por uma imensa quantidade de ilhas, além de partes continentais situadas no extremo norte onde se encontram áreas territoriais pertencentes aos Estados Unidos, Canadá, Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia.
Quanto à temperatura, essa é sempre muito baixa, dessa forma o frio é constante e a média não ultrapassa os - 2º C. Diante das características climáticas predominantes durante todo o ano, o ambiente não favorece o desenvolvimento de variedades de vida, por isso o que ocorre é somente a presença de uma vegetação rala com permanência bastante curta, ou seja, durante os períodos mais quentes do ano, meses de julho e agosto que correspondem ao verão boreal.
A vegetação que ocorre nessa porção do planeta é a tundra, constituída basicamente por musgos e liquens e em determinados lugares ocasionalmente surge vegetação herbácea de pequeno porte.
O Oceano Glacial Ártico é um mar interior, suas águas permanecem praticamente o ano todo congeladas, criando uma barreira natural para o desenvolvimento da pesca e o transporte marítimo. No Ártico é possível encontrar diversas banquisas que são enormes blocos de gelo provenientes de água salgada que possui, em média, 10 metros de espessura e 1.000 quilômetros de largura, além da presença dos icebergs, blocos de gelo formados a partir de água doce que se locomovem rumo aos oceanos Atlântico e Pacífico.
O Oceano Glacial Ártico é um mar interior, suas águas permanecem praticamente o ano todo congeladas, criando uma barreira natural para o desenvolvimento da pesca e o transporte marítimo. No Ártico é possível encontrar diversas banquisas que são enormes blocos de gelo provenientes de água salgada que possui, em média, 10 metros de espessura e 1.000 quilômetros de largura, além da presença dos icebergs, blocos de gelo formados a partir de água doce que se locomovem rumo aos oceanos Atlântico e Pacífico.
Visão noturna do Ártico. Publicado por: Eduardo de Freitas
Os esquimós: grupos étnicos que vivem no Ártico
O termo “esquimó” se refere a grupos étnicos que vivem no Ártico, uma das regiões mais frias da Terra, desde 5 mil a.C. Atualmente, são cerca de 150 mil pessoas que não formam nem pertencem a alguma nação, ocupando uma faixa litorânea que cobre a Sibéria, o Alasca, o norte do Canadá e a Groelândia. Nômades por natureza, os esquimós são povos solidários e muito pacíficos. Procedentes do nordeste da Ásia através do Estreito de Bering, os esquimós chegaram ao Alasca, no Ártico, há cerca de 15.000 anos. As teorias mais difundidas afirmam que o assentamento destes povos nas regiões mais frias do planeta ocorreu devido à expulsão que sofreram por parte dos índios americanos, há 12 mil anos. O termo “esquimó” significaria “comedor de carne crua”, no entanto, a origem da palavra não é certa, pois eles mesmos não se chamam de “esquimós”. Devido ao compartilhamento do mesmo habitat que os ursos polares, este povo aprendeu alguns de seus hábitos para a sobrevivência, como o deslocamento no gelo e a construção de casas contra o frio (os iglus). A partir do século XVII, os esquimós entraram em contato com outros povos, o que proporcionou o acesso a novas ferramentas de trabalho (armas de fogo) e novas fontes de edificação (madeira).Os inuits são os mais populosos entre as dezenas de etnias.
No geral, os esquimós são baixos: os homens medem, em média, 1,60 centímetros e as mulheres 10 centímetros menos, com braços e pernas curtos e fortes. É um povo solidário, acolhedor e pacífico, pois aprendem a viver em conjunto desde cedo. A sua civilização é baseada na família, patriarcal e poligâmica, em que o homem pode ter várias mulheres, de acordo com o seu poder aquisitivo. Segundo as suas crenças, as crianças são reencarnações de seus antepassados e, por isto, são muito importantes. Estes povos acreditam na existência de seres superiores, porém, não fazem orações nem cultos. A língua que falam é a “inuite”, que possui variantes de acordo com os assentamentos onde vivem. Como as terras do norte são extremamente frias, o plantio não é uma possibilidade, e os esquimós caçam e pescam para se alimentarem e sobreviverem. No inverno, os esquimós saem em busca de alimentos, pois o gelo congela os rios próximos, o que dificulta a pesca. O principal meio de transporte dos esquimós é o trenó, puxado por cães. As roupas desses povos são feitas com pele de foca e forradas com pele de urso ou de raposas. Dentro das casas, as mulheres cozinham e costuram, enquanto os homens preparam as ferramentas para caçar.
Sol da meia-noite
Nas datas próximas ao solstício de verão na região polar do Ártico é possível ver um fenômeno interessante nesta região, o qual é denominado de “Sol da meia-noite”, quando o Sol está visível durante 24 horas no céu.
Exercícios:
- O Que vem a ser o “Sol da Meia Noite”?
- Quem são os esquimós ou inuítes? Qual o significado deste nome?
- Cite diferenças da Antártida, estudada na aula passada, com o Ártico, quanto aos animais, povoamento, temperatura, entre outros como a exploração de recursos naturais.
- Como os esquimós se adaptaram a viver no frio do Ártico?
- O que você ouve falar sobre os Ursos polares que vivem no Ártico nos últimos anos devido ao aquecimento global?
- Escreva um pouco sobre quanto tempo os esquimós estão no Ártico e qual a origem deles?
- Se puder assista esse vídeo para complementar seus estudos:
Bons Estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.