quarta-feira, 29 de julho de 2020

HISTÓRIA

30/07 – HISTÓRIA – 9º ANO

Olá pessoal! Nas Últimas aulas vimos revolta da vacina  gerada por uma politica publica que visou empurrar a população negra e pobre do Rio de Janeiro para os morros, além da revolta da chibata, um movimento organizado por marinheiros em sua maioria negra. Podemos perceber que no inicio do século XX apesar do fim recente da escravidão, a população negra continuava sofrendo com diversos problemas, afinal não foi feito nenhum tipo de ação para ajudar os recém libertos, a maioria inclusive sofria com desemprego e discriminação. Esse cenário fez com que o movimento negro crescesse, buscando cada vez mais garantir a igualdade racial e denunciar o preconceito. Hoje veremos um pouco mais sobre o inicio desse movimento.

Leia o texto e responda os exercícios. Bons estudos!
Abraços prof.ª Larissa #fiqueemcasa


Adaptado e extraído do texto:
Ana C. Salvatti Fahs Como surgiu o movimento negro? Disponível em?
Movimento negro na Republica 

movimento negro começou a surgir no Brasil durante o período da escravidão. Para defender-se das violências e injustiças praticadas pelos senhores, os negros escravizados se uniram para buscar formas de resistência. Ao longo dos anos, o movimento negro se fortaleceu e foi responsável por diversas conquistas desta comunidade, que por séculos foi injustiçada e cujos reflexos das políticas escravocratas ainda são visíveis na sociedade atual. Nesse texto o Politize! vai explicar um pouco da história desse movimento.
História do movimento negro
O movimento negro no Brasil surge, ainda de forma precária e clandestina, durante o período escravagista. Grandes personagens se insurgiram contra o sistema e impulsionaram o movimento.
Dentre eles, um dos mais conhecidos é Zumbi dos Palmares (líder do Quilombo dos Palmares). Vale lembrar que os escravizados utilizavam-se da quilombagem (fuga para os quilombos e outros tipos de protestos) e do bandoleirismo (guerrilha contra povoados e viajantes) para rebelar-se contra a escravidão.
Ainda no mesmo período, o Movimento Liberal Abolicionista passa a ganhar força, desenvolvendo a ideia de fim da escravidão e comércio de escravos. Como resultado, foi promulgada em 13 de Maio de 1888 a Lei Áurea, encerrando o longo período escravagista. A população negra inicia então um novo desafio: a luta contra o preconceito e desigualdade social.
Aliás, será que ainda existe escravidão no Brasil?
O movimento negro após a abolição da escravatura
Ao final do século XIX e durante uma grande parte do século XX, circulam jornais e revistas voltados aos negros. Os periódicos são fundados por associações dos mais diversos tipos, desde carnavalescas, até literárias. As publicações começam com o intuito de discutir a vida da população negra em geral e promover assuntos interessantes à época.
Porém, esses periódicos acabaram se tornando meios de denúncia de atos praticados contra os negros, das dificuldades desse grupo no período pós-escravagista, da desigualdade social entre negros e brancos e das restrições sofridas em decorrência do preconceito racial. O agrupamento de todas as publicações passou a ser conhecido como Imprensa Negra Paulista. Dentro deste mesmo período, em 1931, é fundada a Frente Negra Brasileira. Esse movimento viria a se transformar em partido político, extinto com os demais na criação do Estado Novo.
Portal da Imprensa Negra Paulista da Universidade de São Paulo

Vidas Negras Importam 
No dia 27 de maio um homem negro norte americano de 47 anos chamado George Floyd foi imobilizado por um policial que pressionou o joelho em seu pescoço por 9 minutos até mata-lo por asfixia. Após o assassinato de Floyd começaram varias manifestações nos Estados Unidos com a frase “Black lives matter” traduzido em português para “Vidas negras importam”
Esse movimento também repercutiu no Brasil com varias manifestações contra o constante genocídio da população negra e homenagens ao garoto João Pedro de 14 anos morto a tiros  no dia 18 de maio por policiais que invadiram sua casa em uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio.
AUTÓPSIA PARTICULAR CONFIRMA MORTE POR ASFIXIA DE GEORGE FLOYD ...Protesto Vidas Negras Importam leva manifestantes ao centro do Rio ...

Manifestação “vidas negras importam” ocorre neste momento na ...Arquivo para vidas negras importam - Sindicato dos Bancários de ...

Menino de 14 anos é morto durante operação policial no RJ - SBT

Exercícios
  1. Como a população negra lutava por seus direitos ainda durante a escravidão?
  2.  Quais os resultados do movimento abolicionista?
  3. Qual a situação da população negra após o fim da escravidão?
  4. Como o movimento negro utilizou a imprensa para denunciar o racismo? Cito importantes fontes da época
  5. Refletindo sobre o movimento “vidas negras importam” quais são os principais desafios do movimento negro nos dias atuais?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.