Matemática - 18-08-20 – 9º ano
Gráfico da função do segundo grau
As funções do 2º grau possuem diversas aplicações no cotidiano, principalmente em situações relacionadas à Física envolvendo movimento uniformemente variado, lançamento oblíquo, etc.; na Biologia, estudando o processo de fotossíntese das plantas; na Administração e Contabilidade relacionando as funções custo, receita e lucro; e na Engenharia Civil presente nas diversas construções.
A representação geométrica de uma função do 2º grau é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo.
A representação geométrica de uma função do 2º grau é dada por uma parábola, que de acordo com o sinal do coeficiente a pode ter concavidade voltada para cima ou para baixo.
Quantas vezes você já questionou seu professor de matemática com a seguinte pergunta: “Pra que eu vou usar funções do segundo grau na minha vida?” É bem comum esse tipo de pergunta entre os alunos, porém, apesar de implícitas, as funções quadráticas e suas parábolas estão muito presentes em nosso cotidiano.
As parábolas e o basquete estão super ligados.
O arremesso da imagem é um Lançamento Oblíquo, pois realiza uma trajetória parabólica nos sentidos vertical e horizontal. A bola terá sua posição inicial na mão do jogador, sendo assim, ela partirá com velocidade do seu início, depois disso, a “laranjinha” chegará em sua altura máxima e a partir daí, a bola tende a cair até chegar em sua posição final, que no caso da imagem, é a cesta.
Em construções.
As parábolas ligadas a funções do segundo grau possuem ponto de máximo ou ponto de mínimo. Onde chamamos de vértice da parábola. Para encontrar as coordenadas do vétice usamos:
Nesta parábola mostramos as raízes x1 e x2 e as coordenadas do vértice da parábola (Xv ; Yv ). Esta parábola tem a sua concavidade voltada para cima.
Exemplo
Quais as coordenadas do vértice da função: f(x) = x2 – 12x + 20?
a = 1
b =-12
c = 20
xv = – b
2a
2a
xv = – (– 12)
2
2
xv = 12
2
2
xv = 6
yv = – Δ
4a
4a
yv = – (b2 – 4·a·c)
4a
4a
yv = – ([– 12]2 – 4·1·[20])
4
4
yv = – (144 – 80)
4
4
yv = – (64)
4
4
yv = – 16
As coordenadas do vértice são (6 ; -16)
1 - Encontre as coordenadas do vértice das funções:
(equações da aula 28 - dia 31-07)
a) f(x) = x² - 5x + 6
b) f (x) = x² - 8x + 12
c) f (x ) = x² + 2x - 8
d) f (x ) = x² - 5x + 8
e) f (x) = 2x² - 8x + 8
f) f (x) = x² - 4x - 5
g) f (x) = -x² + x + 12
h) f (x) = -x² + 6x - 5
i) f(x) = 6x² + x - 1
j) f(x) = 3x² - 7x + 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.