09/09 – Atividade Diversificada
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Atividade de função quadrática: y = ax2 + bx + c
1) A representação gráfica da função é uma parábola com a concavidade direcionada para cima (U) ou com a concavidade direcionada para baixo (∩ ), conforme o valor do coeficiente a. Se a equação tiver um coeficiente “a” positivo, sua concavidade sempre será para cima (U). Já para um coeficiente “a” negativo, a concavidade sempre será para baixo (∩). Identifique se a representação gráfica das funções a seguir, conforme o exemplo.
Exemplo: f(x) = –4x2+ 5x + 2 → Concavidade voltada para baixo (∩ ), pois o valor do coeficiente a = –4
y = x2 – 4x +3
g(x) = –3x2+ 2x + 1
h(x) = –x2+ 4x + 2
y = 2x² + 5x + 3 = 0
2) Podemos observar como característica das funções polinomiais de 2° grau, a quantidade de raízes reais (ou zeros da função) dependendo do valor obtido no radicando ∆ = b2– 4 ∙ a ∙ c
Quando ∆ é positivo, há duas raízes reais e distintas (diferentes);
Quando ∆ é zero, há só uma raiz real (mas precisamente, há duas raízes iguais);
Quando ∆ é negativo, não há raiz real.
Sabendo-se disso, encontre o valor do ∆ e identifique a quantidade de raízes reais das seguintes funções:
Exemplo: y = – x2 + 6x – 5
a = –1 b = 6 c = – 5
∆ = b2 – 4 ∙ a ∙ c
∆ = 62 – 4.(–1).(–5)
∆ = 36 – 20
∆ = 16 → ∆ é positivo, há duas raízes reais e distintas.
a) y = x² - 4x + 3
b) y = 2x2 – 8x
c) y = – x² + 2x + 4
d) y = 5x² + 2x + 1
3) O vértice da parábola corresponde ao ponto em que o gráfico de uma função do 2º grau muda de sentido, ou seja, é o ponto máximo ou mínimo da parábola. Para identificar o valor do vértice a fórmula é para o valor de x = -b2a, e para y = -∆4a.
Exemplo: y = x² + 8x - 9
a = 1 b = 8 c = – 9
∆ = b2 – 4 ∙ a ∙ c
∆ = 82 – 4. 1.(– 9)
∆ = 64 + 36
∆ = 100
x = -b2.a = -82.1=-82 = – 4
y = -∆4.a= -1004.1= -1004 = –25
Ponto do vértice: V = (–4, –25)
a) y = x² – 2x – 1
b) y = – x2 + 4x – 2
c) y = – x² + 2x + 4
d) y = x² + 2x – 3
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