quinta-feira, 24 de setembro de 2020

HISTÓRIA

 24/09 – HISTÓRIA – 9º ANO


Olá pessoal! Na aula anterior começamos a estudar a 2ª guerra Mundial. Vimos o início da guerra, quando Hitler começa a invadir algumas regiões e eixo está vencendo. Hoje veremos a 2ª fase, quando há primeiro um equilíbrio entre os dois lados e depois os aliados começam a virar o jogo. Leia o texto, se for possível assista o vídeo e depois responda os exercícios Segunda Guerra Mundial - Causas, países envolvidos e consequências

Bons estudos! Abraços profª Larissa #fiqueemcasa


Extraído e adaptado de: 

Juliana Bezerra. Segunda Guerra Mundial. Disponível em:

https://www.todamateria.com.br/segunda-guerra-mundial/


2ª guerra Mundial Parte II


2ª fase: equilíbrio de forças (1941-1943)

Segunda Guerra stalingradoCom a vitória soviética em Stalingrado, os nazistas não conquistaram mais nenhum território


O equilíbrio das forças caracteriza a segunda fase da Segunda Guerra. Esta etapa se inicia em 1941 com a invasão da União Soviética pelos alemães e termina em 1943 com a capitulação da Itália.

A conquista da União Soviética tinha como finalidade a ocupação das regiões de Leningrado (hoje São Petersburgo), Moscou, Ucrânia e Cáucaso.

A entrada do exército alemão ocorreu pela Ucrânia e, posteriormente, seguiu para Leningrado. Quando as forças de Hitler chegaram a Moscou, em dezembro de 1941, foram contidas pelo Exército Vermelho.

Batalhas no Pacífico

Paralelo ao conflito na Europa, as forças do Japão e dos Estados Unidos tinham as relações estremecidas.

Antes da guerra, na década de 30, o Japão invadiu a China e em 1941, a Indochina francesa. Como consequência, em novembro daquele ano, os EUA decretaram o embargo comercial ao Japão, exigindo a desocupação da China e Indochina.

Em meio a negociações diplomáticas entre EUA e Japão, este bombardeou a base naval de Pearl Harbor, no Havaí, e prosseguiu a ofensiva contra os americanos na Ásia meridional e no Pacífico. Diante do ataque, os Estados Unidos declararam guerra ao Japão.

Os japoneses invadiram a Malásia Britânica, o porto de Cingapura, a Birmânia, a Indonésia e as Filipinas. No meio da tensão, o Japão ocupou o porto de Hong Kong e ilhas no Oceano Pacífico que pertenciam à Grã-Bretanha e aos Estados Unidos. Além disso, a Alemanha e a Itália declararam guerra aos Estados Unidos.

Até janeiro de 1942, a ofensiva japonesa resultou na conquista de 4 milhões de quilômetros quadrados e o comando de uma população de 125 milhões de habitantes.

O momento da virada: derrota alemã na União Soviética

O cenário da Segunda Guerra Mundial começa a mudar ao final de 1942, quando os Aliados passam a ter êxito contra os ataques do Eixo. A Batalha de Stalingrado marca essa fase, alterando o curso do conflito.

O Japão sofre importantes derrotas no Pacífico, sendo impedido de conquistar a Austrália e o Havaí.

As forças britânicas e americanas também tem êxito na Líbia e Tunísia. A partir do norte da África, os Aliados desembarcam na Sicília e invadem a Itália, em 1943.

Assista essa cena do filme Pearl Harbor demonstrando o ataque do Japão a base a americana no Havaí.

https://www.youtube.com/watch?v=M8lJcdUe0NA&ab_channel=Nick%26Laura


Exercícios:

  1. Quando se inicia e quando termina a 2ª fase da 2ª guerra mundial?

  2. O que impediu que Hitler conquistasse a união soviética?

  3. Quais as razões do conflito entre Estados Unidos e Japão?

  4. Por que os Estados Unidos entraram na 2ª guerra?

  5. Quando começa o momento da virada na 2ª guerra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.