01/10 – HISTÓRIA – 9º ANO
3ª fase: vitória dos Aliados (1943-1945)
A partir da capitulação da Itália, a Segunda Guerra Mundial entra na terceira fase, que termina com a rendição do Japão em setembro de 1945.
Na Itália, o governo de Benito Mussolini (1883-1945) é destituído pelo rei Vítor Emanuel III em julho de 1943. No norte do país é proclamada a República de Saló, um Estado reconhecido somente pelos países do Eixo. Em setembro do mesmo ano, a Itália firma o armistício com os Aliados.
Após esse ponto, a Itália muda de lado e declara guerra à Alemanha em outubro de 1943. Em abril de 1945, depois da captura das forças nazistas na Itália, Mussolini tenta fugir para a Suíça, mas é detido e fuzilado pela resistência.
O cerco à Alemanha se concretiza com a queda da Itália. Em paralelo, em 1944, os soviéticos libertaram a Romênia, a Hungria, a Bulgária e a Tcheco-Eslováquia.
Em 6 de junho daquele ano, ocorreu o Dia D, como é chamado o desembarque do exército Aliado na Normandia, (França), que provoca o recuo dos alemães e a libertação da França.
Ainda na Europa, o Exército soviético liberta a Polônia em janeiro de 1945, conquista a Alemanha e derrota o III Reich. Em 8 de maio, o conflito termina na Europa.
Já no Pacífico, os Estados Unidos pressionam o Japão e no fim de 1944, conquistam as ilhas Marshall, Carolinas, Marianas e Filipinas. A Birmânia é conquistada em 1945 e a ilha de Okinawa é ocupada.
Sem perspectiva de capitular, o Japão sofre a pior ofensiva bélica da Segunda Guerra Mundial. Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos jogam uma bomba atômica sobre Hiroshima e em 9 de agosto fazem o mesmo em Nagasaki
A rendição do Japão é assinada em 2 de setembro de 1945, pondo fim ao conflito no Pacífico.
Veja também: Bomba de Hiroshima
O Brasil na Segunda Guerra Mundial
Inicialmente, o Brasil se manteve neutro na guerra, mas diante do bombardeamento de navios brasileiros, o governo de Getúlio Vargas declara guerra ao Eixo.
A participação ficou a cargo da FEB (Força Expedicionária Brasileira), formada em 9 de agosto de 1943 e integrada por um contingente de 25.445 soldados, permanecendo em combate durante sete meses.
Três mil soldados brasileiros foram feridos e 450 morreram.
Veja também: Brasil na Segunda Guerra
Consequências da Segunda Guerra Mundial
A Segunda Guerra Mundial marcou profundamente o mundo contemporâneo.
A Alemanha não foi declarada culpada da guerra, como no conflito anterior, porém passou por um profundo processo de depuração ideológica.
Os países europeus se encontravam destruídos e com sua população reduzida. Somente com a ajuda americana, através do Plano Marshall, foi possível a reconstrução europeia.
Também foi concretizada a criação de um fórum internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU), que seria um instrumento diplomático entre as nações para evitar a guerra.
No entanto, o grande vencedor da contenda foram os Estados Unidos, que não tiveram seu território invadido (exceto o Havaí). Desta maneira, o país não acumulava grandes perdas materiais, comparado aos países europeus.
A Europa também foi dividida em dois blocos econômicos de acordo com o país que libertou e ocupou as nações. Países do leste europeu como Polônia, Hungria e Romênia passara a sofrer influência da União Soviética e construíram governos de caráter socialista.
Já países como França, Bélgica e Holanda, se viram ocupadas pelos Estados Unidos e inauguram a época do Estado de Bem-Estar Social.
O confronto entre as duas ideologias marcou o mundo inteiro e foi conhecido como Guerra Fria.
Assista ao vídeo com a tradução da música italiana “bella ciao” que ficou muito popular na série espanhola “la casa de papel”. Essa música era o hino dos soldados italianos que lutavam contra o fascismo de Mussolini na 2ª guerra mundial
https://www.youtube.com/watch?v=s4rl4cnUnpw&ab_channel=Kriegshelden
Exercícios
Qual fato inicia a vitória dos aliados na 2ª guerra?
O que foi o dia D?
Explique o fim do conflito no pacifico
O Brasil lutou de que lado da guerra?
Quais as consequências da segunda guerra mundial?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.