07/10
CIÊNCIAS 9º ANO
PROFª Ana Carmen
Olá pessoal!
Encerramos na última semana as atividades propostas no Trilha de Aprendizagens 2, porém seguimos com a temática sobre Química, conteúdo obrigatório para o 9º ano.
Realize a atividade e qualquer dúvida não hesitem em me questionar.
Bjinhos com carinha feliz ;-D
SUBSTÂNCIAS PURAS OU MISTURAS
A matéria pode ser uma SUBSTÂNCIA PURA ou uma MISTURA.
As substâncias puras podem ser classificadas em: SIMPLES e COMPOSTA.
As substâncias simples apresentam um único elemento químico.
As substâncias compostas são constituídas por elementos químicos diferentes.
As MISTURAS: são formadas por duas ou mais substâncias puras. São ainda classificadas em HOMOGÊNEAS ou HETEROGÊNEAS.
Misturas homogêneas são: o ar (formado por uma mistura de vários gases, sendo que os principais são o nitrogênio (N2) e o oxigênio (O2)), o soro fisiológico (mistura de água e sal), o soro caseiro (água + sal + açúcar), o álcool etílico (etanol e água), entre outros. Observação: A mistura deve ser homogênea mesmo ao se olhar em um microscópio. O que não é o caso, por exemplo, do leite e do sangue, que parecem ser homogêneos a olho nu, mas que, quando olhamos no microscópio, vemos seus vários componentes. As misturas homogêneas também não são separadas por métodos físicos, como a centrifugação, que é uma técnica que facilmente separa os componentes do leite e do sangue.
Misturas heterogêneas: São aquelas misturas que apresentam duas ou mais fases.
Um exemplo é a mistura de água e óleo mostrada acima. Visto que não se misturam e o óleo é menos denso que a água, formam-se duas fases (sistema bifásico), com o óleo na parte superior. Outros exemplos são: granito (mistura de quartzo, mica e feldspato), água e café, água e areia etc.
Exercícios:
01) Qual alternativa tem apenas substâncias simples?
a) Fe, O3 e H2O2.
b) CO, NaOH e NaCl.
c) He, H2 e CO.
d) O2, N2 e Ag.
e) H2O2, H2O e NH3.
02) Quantas substâncias simples existem entre as substâncias de fórmula O3, H2O2, P4, I2, C2H4, CO2 e He?
a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.
03) Em que grupo tem apenas substâncias compostas:
a) NaOH, H2 e HCl.
b) H2O, H2SO4 e NaHCO3.
c) Cl2, O2 e H2.
d) Cl2, HCl e O2.
e) Ag, Au e CO.
04) Sobre o bicarbonato de sódio (NaHCO3), afirma-se que é:
a) substância composta e tem quatro átomos em sua molécula.
b) substância composta, sendo constituída por seis átomos.
c) substância simples.
d) substância simples formada por quatro elementos químicos.
e) uma substância composta formada por três substâncias.
05) Representa uma mistura heterogênea o sistema:
a) gasolina e água.
b) álcool e água.
c) gasolina e álcool.
d) água e sal de cozinha.
e) açúcar e água.
06) Representa uma mistura homogênea e uma substância simples o grupo:
a) água + sal e H2.
b) água + óleo e NaCl.
c) ar atmosférico e H2O.
d) água + álcool e H2O.
e) água + gasolina e H2
07) Os termos substância simples, substância composta e mistura de substâncias se aplicam, respectivamente:
a) à água, ao ar e ao cobre.
b) ao cobre, à água e ao ar.
c) ao ar, ao cobre e à água.
d) a água, ao cobre e ao ar.
e) ao ar, à água e ao cobre.
CORREÇÃO de ATIVIDADES
Respostas Livro
Trilha de Aprendizagens Vol 2
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ATIVIDADE 1
1: Resposta pessoal
2 :Resposta pessoal
3 : Espera-se que o estudante fale algo sobre quantidade de átomos ou da disposição desses (diferentes arranjos).
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TABELA 1
Respostas nessa sequência: Fórmula Química; Nome Comum; Elementos Químicos; Símbolos; Número Atômico
O2; Gás Oxigênio, Oxigênio; O; 8
H2O; Água; Hidrogênio H 1; Oxigênio O 8
NaCl; Sal de Cozinha; Sódio Na 11; Cloro Cl 17
CH3COOH: Vinagre; Carbono C 6; Hidrogênio H 1;
C2H5OH: Álcool (etanol) Carbono C 6; Hidrogênio H 1; Oxigênio O 8
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TABELA 2
Resposta pessoal a partir dos produtos que tenha observado.
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Resposta pessoal. Espera-se que o estudante perceba que tanto no vulcão quanto no slime tem se mudanças que indicam a ocorrência de reações químicas. Espera-se também que ele perceba que em reações químicas se tem alteração de cor, de temperatura ou emissão de gás.
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ATIVIDADE 2
O estudante poderá responder que o responsável pelo abraço apertado, seja a força intencional aplicada pelos músculos e ossos do braço e antebraço.
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Dentro de um abraço – braços, antebraço, tórax, pescoço etc.
Tique e taque dos relógios – batimentos do coração e ritmo respiratório.
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É possível por meio de equipamentos que emitem raios-X, que produzem imagens chamadas de
radiografias ou popularmente conhecidas também como “chapa”.
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DESAFIO
1 Diagnóstico é o ato de investigar o que causa a doença ou dor, testando hipóteses dos médicos e profissionais de saúde, por exemplo, com exames. Tratamento são as medidas que devem ser tomadas para reestabelecer a saúde do paciente.
2 O ODS 5, promove a igualdade de gênero entre homens e mulheres e o texto diz sobre uma mulher cientista, mostrando seu valor e capacidade intelectual.
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De cunho pessoal, a intenção é que o estudante responda sobre a importância de considerar as formas do outro pensar e viver. Empatia ajuda a promover um mundo mais tolerante no futuro.
3 Para nos sentirmos bem, termos saúde e vida equilibrada, nos protegendo e nos alimentando bem, tendo respeito com o próprio corpo e demonstrando empatia pelo outro.
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São exemplos de relações, o estudante pode apontar outros ODS.
ODS 3 – Contribuindo no diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer.
ODS 5 – Destacando e compreendendo que homens e mulheres podem ocupar qualquer lugar ou função. Não há diferenças.
ODS 16 – Paz e justiça – Contribuindo para que as pessoas sejam mais solidárias e empáticas.
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Cruzadinha:
Verticais Horizontais
1. Chumbo 4. Fluorescente
2. Radiografia 6. Contraindicada
3. Feixe de elétrons 7. Densidade
5. Acidental 8. Metálicos
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Verdadeiras – 1, 4, 6 e 8
Falsas – 2, 3, 5 e 7
Frase 2 - As radiografias permitem aos médicos a realização do diagnóstico correto de doenças.
Frase 3 - O metal é um tipo de material que dificulta a realização de exames com raios-X.
Frase 5 - A radiação ionizante é utilizada no tratamento de cânceres, promovendo a morte das células do tumor.
Frase 7 - Homens e mulheres devem ter sempre as mesmas oportunidades para se desenvolverem profissionalmente.
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TABELA
Resposta nessa sequência: Símbolo; Prótons; Nêutrons; Elétrons; Número
Atômico; Massa atômica
Rádio; Ra; 88 138 88 88 226
Polônio; Po; 84 125 84 84 209
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