sexta-feira, 30 de outubro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 26/11 – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO








5





10




15




20





25




30




35

A TERCEIRA MARGEM DO RIO

      Nosso pai era homem cumpridor, ordeiro, positivo; e sido
assim desde mocinho e menino, pelo que testemunharam
as diversas pessoas sensatas, quando indaguei a informa-
ção. Do que eu mesmo me alembro, ele não figurava mais
estúrdio nem mais triste do que os outros, conhecidos
nossos. Só quieto. Nossa mãe era quem regia, e que ralhava
no diário com a gente - minha irmã, meu irmão e eu. Mas se
deu que, certo dia, nosso pai mandou fazer para si uma
canoa.

      Era a sério. Encomendou a canoa especial, de pau de
vinhático, pequena, mal com a tabuinha da popa, como para
caber justo o remador. Mas teve de ser toda fabricada,
escolhida forte e arquejada em rijo, própria para dever durar
na água por uns vinte ou trinta anos. Nossa mãe jurou muito
contra a idéia. Seria que, ele, que nessas artes não vadiava,
se ia propor agora para pescarias e caçadas? Nosso pai
nada não dizia. Nossa casa, no tempo, ainda era mais
próxima do rio, obra de nem quarto de légua: o rio por aí se
estendendo grande, fundo, calado que sempre. Largo, de
não se poder ver a forma da outra beira. E esquecer não
posso, do dia em que a canoa ficou pronta.

      Sem alegria nem cuidado, nosso pai encalcou o chapéu
e decidiu um adeus para a gente. Nem falou outras palavras,
não pegou matula e trouxa, não fez nenhuma recomendação.
Nossa mãe, a gente achou que ela ia esbravejar, mas
persistiu somente alva de pálida, mascou o beiço e bramou:
"Cê vai, ocê fique, você nunca volte!" Nosso pai suspendeu
a resposta. Espiou manso para mim, me acenando de vir
também, por uns passos. Temi a ira de nossa mãe, mas
obedeci, de vez de jeito. O rumo daquilo me animava, chega
que um propósito perguntei: - "Pai, o senhor me leva junto,
nessa sua canoa?" Ele só retornou o olhar em mim, e me
botou a bênção, com gesto me mandando para trás. Fiz que
vim, mas ainda virei, na grota do mato, para saber. Nosso pai
entrou na canoa e desamarrou, pelo remar. E a canoa saiu
se indo - a sombra dela por igual, feito um jacaré, comprida longa.

Guimarães Rosa, J. Ficção Completa.
Rio de Janeiro, Ed. Nova Aguilar, 1994, p. 409.





  1. Sobre o Texto , só NÃO podemos dizer que:

(A) apresenta cenário rural em que se percebem elementos arcaizantes.

(B) possui narrador de primeira pessoa que se mostra consciente de que seu narrar provém da memória.

(C) mostra, na figura feminina, traços da herança matriarcal.

(D) pretende reproduzir o linguajar dos habitantes da região retratada.

(E) desenha, com precisão, as características físicas, morais e psicológicas dos personagens.


  1. Indique a opção em que há uma quebra da regência tradicional do verbo, ampliando as possibilidades de significados e observando os acontecimentos da história.


(A) "Ele só retornou o olhar em mim." (l. 32)


(B) "Nosso pai nada não dizia." (l. 16-17)


(C) "Encomendou a canoa especial..." (l. 10)


(D) "O rumo daquilo me animava..." (l. 30)


(E) "Nosso pai suspendeu a resposta." (l. 27-28) 







  1. Segundo o Texto , na visão do menino:


(A) a mãe era uma pessoa brava e enérgica; o pai, metódico e calado.


(B) a mãe não aprovava a idéia de ver o marido levar o filho para caçadas e pescarias.


(C) a mãe era a responsável pela saída do pai.


(D) o pai o abandonou, porque não gostava dele.


(E) era bom viajar com o pai, mas era melhor ficar no aconchego do lar.


  1. Em a terceira margem do rio, a história segue o estilo típico de Guimarães Rosa. A oralidade é reproduzida na voz do narrador. Observe o trecho: 

“Do que eu mesmo em alembro, ele não figurava mais estúrdio nem mais triste do que os outros, conhecidos nossos (…) Só quieto. Nossa mãe era quem ralhava no diário com a gente.”

Reescreva o trecho passando para norma culta da língua portuguesa  modificando o que está em destaque e fazendo alterações no que for necessário.


  1. Após a leitura e reflexão do conto, e tendo em vista o seu desfecho o que vem a ser “a terceira margem do rio”? Que metáforas  há nesse conto?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.