quinta-feira, 26 de novembro de 2020

HISTÓRIA

 26/11 – HISTÓRIA – 9º ANO


Olá, pessoal! Na última aula vimos a guerra fria, um importante conflito do séc XX. Hoje iremos nos voltar ao Brasil novamente e verificar como estava a situação política da década de 60 após a morte de Getúlio Vargas. Leia o texto, assista os vídeos e responda os exercícios 

Bons estudos! Abraços profªLarissa #fiqueemcasa


Ditadura Militar no Brasil foi um regime autoritário que teve início com o golpe militar, em 31 de março de 1964, com a deposição do presidente João Goulart.

O regime militar durou 21 anos (1964-1985), e estabeleceu a censura à imprensa, restrição aos direitos políticos e perseguição policial aos opositores do regime.

O Golpe de 31 de Março de 1964

O golpe militar de 31 de março de 1964 tinha como objetivo evitar o avanço das organizações populares do Governo de João Goulart, acusado de comunista.

O ponto de partida foi a renúncia do presidente Jânio Quadros, em 25 de agosto de 1961. O Congresso Nacional empossou temporariamente o presidente da Câmara, o deputado Ranieri Mazzili, pois o vice-presidente (João Goulart) encontrava-se em viagem à China.

Ditadura Militar

Primeira página do jornal O Globo de 2 de abril de 1964


Enquanto João Goulart iniciava sua viagem de volta, os ministros militares expediram um veto à posse de Jango, pois sustentavam que ele defendia ideias de esquerda.

O impedimento violava a Constituição, e não foi aceito por vários segmentos da nação, que passou a se mobilizar. Manifestações e greves se espalharam pelo país.

Diante da ameaça de guerra civil, foi feita no Congresso a proposta de Emenda Constitucional nº4, estabelecendo o regime parlamentarista no Brasil.

Dessa forma, Goulart seria presidente, mas com poderes limitados. Jango aceitou a redução de seus poderes, esperando recuperá-lo em momento oportuno.

O Congresso votou a favor da medida e Goulart tomou posse no dia 7 de setembro de 1961. Para ocupar o cargo de primeiro-ministro foi indicado o deputado Tancredo Neves.

O parlamentarismo durou até janeiro de 1963, quando um plebiscito pôs fim ao curto período parlamentarista republicano.

Governo João Goulart

Em 1964, Jango resolve lançar reformas de base a fim de mudar o país. Assim, o presidente anunciou:

  • Desapropriações de terras;

  • nacionalização das refinarias de petróleo;

  • reforma eleitoral garantindo o voto para analfabetos;

  • reforma universitária, entre outras.

A inflação chegou a atingir em 1963, o índice de 73,5%. O presidente exigia uma nova constituição que acabasse com as "estruturas arcaicas" da sociedade brasileira.

Os universitários atuavam por meio de suas organizações e uma das principais era a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Os comunistas de várias tendências, desenvolviam intenso trabalho de organização e mobilização popular, apesar de atuarem na ilegalidade. Diante do quadro de crescente agitação, os adversários do governo aceleraram a realização do golpe.

No dia 31 de março de 1964, o presidente foi deposto, e as forças que tentaram resistir ao golpe sofreram dura repressão. Jango refugiou-se no Uruguai e uma junta militar assumiu o controle do país.

No dia 9 de abril foi decretado o Ato Institucional nº 1, dando poderes ao Congresso para eleger o novo presidente. O escolhido foi o general Humberto de Alencar Castelo Branco, que havia sido chefe do estado-maior do Exército.

Era apenas o início da interferência militar na gestão política da sociedade brasileira.



A Concentração do Poder

Depois do golpe de 1964, o modelo político visava fortalecer o poder executivo. Dezessete atos institucionais e cerca de mil leis excepcionais foram impostas à sociedade brasileira.

Com o Ato Institucional nº 2, os antigos partidos políticos foram fechados e foi adotado o bipartidarismo.Desta forma surgiram:

  • a Aliança Renovadora Nacional (Arena), que apoiava o governo;

  • o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), representando os opositores, mas cercado por estreitos limites de atuação.

O governo montou um forte sistema de controle que dificultava a resistência ao regime, através da criação do Serviço Nacional de Informação (SNI). Este era chefiado pelo general Golbery do Couto e Silva.

Os atos institucionais foram promulgados durante os governos dos generais Castello Branco (1964-1967) e Artur da Costa e Silva (1967-1969). Na prática, acabaram com o Estado de direito e as instituições democráticas do país.

Em termos econômicos, os militares trataram de recuperar a credibilidade do país junto ao capital estrangeiro. Assim foram tomadas as seguintes medidas:

  • contenção dos salários e dos direitos trabalhistas;

  • aumento das tarifas dos serviços públicos;

  • restrição ao crédito;

  • corte das despesa do governo;

  • diminuição da inflação, que estava em torno de 90% ao ano.

Entre os militares, porém, havia discordância. O grupo mais radical, conhecido como "linha dura", pressionava o grupo de Castelo Branco, para que não admitisse atitudes de insatisfação e afastasse os civis do núcleo de decisões políticas.

As divergências internas entre os militares influenciaram na escolha do novo general presidente.

No dia 15 de março de 1967, assumiu o poder o general Artur da Costa e Silva, ligado aos radicais. A nova Constituição de 1967 já havia sido aprovada pelo Congresso Nacional.

Apesar de toda repressão, o novo presidente enfrentou dificuldades. Formou-se a Frente Ampla para fazer oposição ao governo, tendo como líderes o jornalista Carlos Lacerda e o ex-presidente Juscelino Kubitschek.


Assistam esses três breves relatos de pessoas vítimas da ditadura, 2 são de figuras conhecidas e um é de uma mulher desconhecida da mídia:

https://www.youtube.com/watch?v=wl7SCn4JWp4&ab_channel=Conex%C3%A3oReporter

https://www.youtube.com/watch?v=tznv0w4s6lI&ab_channel=defroots

https://www.youtube.com/watch?v=2j2eOyrAiEU&ab_channel=UbiratanGuerra-Pol%C3%ADtica


Exercícios 

  1. Qual o período de duração da ditadura militar no Brasil?

  2. Quando Jânio quadros abdicou do cargo de presidente, os militares tentaram impedir que seu vice, João Goulart assumisse por qual motivo?

  3. Quais foram as reformas de base propostas por Jango?

  4. Como os militares tomaram a presidência de João Goulart

  5. Escreva um pequeno relato sobre como você se sentiu ouvindo os depoimentos e diga na sua opinião por que o ator Carlos Alberto de Nóbrega está tão temeroso com a possibilidade de uma nova ditadura. Qual elemento da nossa atual política pode indicar isso















Correções dos exercícios de 12/11/2020

  1. O que significa do termo Guerra Fria? Quais eram os dois lados envolvidos no conflito?

R: guerra fria significa um estado de guerra, um estado de tensão em que não há uma guerra ainda mas pode se iniciar a qualquer momento. Os envolvidos no conflito eram os EUA e a URSS 


  1. Cita quais regiões pertencia ao capitalismo e quais pertenciam ao socialismo

R: Aparte oriental, ocupada pelos soviéticos, tornou-se área de influência da União Soviética.

à parte ocidental, ocupada principalmente por tropas inglesas e norte-americanas, ficou sob a influência dos Estados Unidos. Nessa área, consolidaram-se democracias liberais, com exceção das ditaduras na Espanha e em Portugal.


  1. O que era a Otan e o que era o pacto de Varsóvia? Quais países participaram de cada um desses grupos?

R: Ambas eram alianças militares, a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) possuía países capitalistas: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Portugal e Itália. Mais tarde juntaram-se Alemanha Ocidental, Grécia e Turquia, opondo toda a Europa Ocidental à União Soviética. Já o pacto de Varsóvia possuía países comunistas: parte URSS, Albânia, Alemanha Oriental, Bulgária, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e Romênia.


  1.  Explique a crise dos mísseis

R: Os russos decidiram colocar uma base de mísseis em Cuba, único país socialista na América. Os mísseis seriam uma ameaça constante aos EUA. Os americanos cercaram Cuba, mas através de diálogos diplomáticos os russos desistiram dos mísseis 


  1. Por que EUA e URSS iniciaram a corrida espacial? 

R:por que levar o homem ao espaço era uma demonstração de poder do país frente ao adversário e também porque juntos com as tecnologias espaciais foi possível desenvolver várias tecnologias bélicas 

  1. Quando e como acaba a Guerra Fria?

R A guerra fria acaba definitivamente com a queda do muro de Berlin em 1989


  1. Assista os vídeos com algum parente mais velho (pai, mãe, tios, avós etc) e pergunte se eles se lembram de alguma dessas reportagens. Cite outras notícias marcantes que eles lembram de ter visto passar na TV.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.