quinta-feira, 21 de maio de 2020

HISTÓRIA

1- Leia o texto abaixo e em seguida observe o esquema explicativo na página 114 da sua apostila. Logo depois responda as questões propostas na página 115 da apostila.

2- Com a ajuda do texto abaixo e do esquema na apostila, aponte como os acontecimentos atuais (Covid 19, crise econômica) podem levar a uma evento semelhante ao ocorrido em 1929 (Grande Depressão).


A GRANDE DEPRESSÃO DE 1929

A Grande Depressão, também designada de Crise de 1929, foi a maior crise do capitalismo. Esta foi o pior e mais longo período de recessão econômica do século passado, que teve início nos EUA, assinalada pelo colapso bolsista da “terça-feira negra” (29 de Outubro de 1929) e durou até à Segunda Guerra Mundial, causando taxas de desemprego muito elevadas, quedas acentuadas do PIB, gerando até deflação.

A década de 20 ficou conhecida como os “Loucos Anos 20”. O consumo aumentou, a indústria criava cada vez mais bens de consumo, clubes e discotecas viviam cheios e o cinema tornou-se uma grande diversão. Os anos 20 foram realmente uma grande festa! Nessa época, as ações estavam sobrevalorizadas por causa da euforia econômica. Esse crescimento econômico (também conhecido como o “Grande Boom”) era artificial e aparente, portanto logo se desmoronou.

De 1920 até 1929, os norte americanos iludidos com essa prosperidade aparente, compraram várias ações em diversas empresas, até que no dia 24 de outubro de 1929, começou a pior crise econômica da história do capitalismo.

Vários fatores causaram esta crise:

– Superprodução agrícola: formou-se um excedente de produção agrícola nos EUA, principalmente de trigo.

– Diminuição do consumo: a indústria americana cresceu muito; porém, o poder de compra da população não acompanhava esse crescimento. Aumentava o número de indústrias e diminuía o de compradores. Em pouco tempo, várias dessas empresas faliram.

– Livre Mercado: cada empresário fazia o que queria e ninguém intervinha.

– Quebra da Bolsa de Nova York: de 1920 a 1929, os americanos compraram ações de diversas empresas. De repente o valor dessas ações começaram a cair. Os investidores quiseram vender as ações, mas ninguém as queria comprar. Isto culminou na famosa “Quinta-Feira Negra” (24/10/1929 – dia que a Bolsa sofreu a maior baixa da história).
Bibliografia:
Johnson, Paul M.; A History of the American People; Harper Perennial; 1999.
Purvis, Thomas L.; A Dictionary of American History; Blackwell Publishers; 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.