Atividade de Geografia para 9º ano 15/06 – Profa. Patricia
Olá alunos, espero que estejam bem!
Leiam o texto abaixo para fazer as questões a seguir:
A Índia, é um país situado no sul da Ásia. Trata-se do 2º país mais povoado do planeta e que possui a 7ª economia mundial, mas onde convivem enormes desigualdades sociais. A Índia faz fronteira com os seguintes países: Paquistão, Nepal, Bangladesh, China, Butão, Birmânia. O país é banhado pelo Oceano Índico.
Disputa Territorial
Desde a época da independência, em 1947, o país disputa a região da Caxemira, com China e Paquistão. Quando os ingleses deixaram o país, formaram dois territórios conforme a maioria religiosa de cada uma. Assim, surge a Índia, de maioria hindu e o Paquistão, onde grande parte professa o islamismo. Contudo, aquela pequena parte do território, rica em nascentes de água e terras férteis para a agricultura, foi reclamada pelos países vizinhos.
Economia
Após a Independência da Índia, em 1947, o país foi classificado com um país subdesenvolvido, mas com um potencial gigantesco devido ao tamanho do seu território e de sua população.
No século XXI, a Índia se abriu para o mundo e usa este fato para conquistar mais espaço no cenário internacional. Com Brasil, China, Rússia e África do Sul, formou o bloco dos BRICS onde estão reunidas as economias mais promissoras do planeta.No gráfico abaixo podemos ver o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) indiano nas duas primeiras décadas do século XXI:
É o 2º país, somente atrás dos EUA, que forma mais engenheiros informáticos e sua indústria cinematográfica, Bollywood, é a maior do mundo. No entanto, a desigualdade social continua de forma assustadora. A Índia possui 1,3 bilhões de pessoas e 100 milhões de milionários. A renda per capita é de 1.709,39 dólares, o que a situa no posto 148, de uma lista formada por 196 países. O crescimento desordenado prejudica o ambiente e fez com que muitas cidades sofram com a poluição. Um exemplo claro é Nova Déli, a cidade mais povoada da Índia, a 5ª do mundo e a mais poluída do planeta. Está permanentemente encoberta com uma neblina de poluição.
O sistema de castas
A sociedade hindu é organizada em grupos hereditários chamados castas, proibidos desde a independência em 1947, mas que a sociedade pratica assim mesmo. As pessoas que pertencem à mesma casta se definem de acordo com a posição social, formando uma sociedade estratificada, em que o destino de um indivíduo é traçado desde os primeiros dias de sua vida.
As castas mais importantes são:
- brâmanes (composta por sacerdotes);
- xátrias (formada por militares);
- vaixias (constituída por fazendeiros e comerciantes) e a mais baixa;
- sudras (pessoas que deveriam servir as castas superiores).
Aqueles que não pertencem a nenhuma casta são chamados de párias ou intocáveis, dalitis, pessoas que realizam os mais degradantes serviços na sociedade hindu. O crescimento econômico indiano provocou o alastramento de castas na Índia: atualmente há cerca de 3 000 castas; isso também se deve à diversificação das atividades econômicas existentes no país, o que atrai inúmeras empresas estrangeiras.
Mahatma Gandhi
Gandhi foi advogado e político indiano, fundador da Índia independente. Difundiu o "Satyagraha", o princípio da não-agressão, como forma de fazer uma revolução sem armas.
Gandhi era filho do Primeiro-Ministro local com uma devota vaisnava. Sua educação começara na Índia e foi concluída na Inglaterra, onde se formou em Direito na "University College". Isto contrariava os preceitos de sua casta, a qual proibiam a viagem para a metrópole britânica.
Mahatma Gandhi
Libertação do Povo Indiano
A primeira aparição pública de Gandhi pela liberdade da Índia aconteceu em setembro de 1906. Quando regressou à Índia, em 1915, Mahatma Gandhi buscou conscientizar a sociedade hindu e muçulmana da necessidade da luta pacífica pela independência da Índia. Assim, Gandhi iria enfrentar o governo britânico abertamente em 1919, quando este buscava instituir o "Rowlatt Act".Esta lei consistia em aplicar medidas de emergência tais quais a detenção de pessoas acusadas de terrorismo e mantê-las na prisão por dois anos, sem julgamento. Desta maneira, em 1920, Gandhi iniciou uma campanha de alcance nacional. O revolucionário pacifista realizou viagens pelo território hindu, com o intuito de conscientizar o povo indiano a não colaborar com o governo britânico. Gandhi pedia que as pessoas não pagassem impostos, não comprassem bebidas alcoólicas e fizessem suas próprias roupas.
Por fim, em 1928, a campanha contra o aumento de impostos cresceu, o que levou os indianos a recusaram o pagamento dos mesmos. A repressão do governo britânico sobre os manifestantes foi violenta, com execuções e prisões, contudo, os indianos não responderam de forma agressiva. Assim, os britânicos foram obrigados a anular os aumentos, libertarem os prisioneiros e restabelecer as terras e propriedades confiscadas. Tudo isso mediante ao retorno dos pagamentos de impostos por parte dos indianos. Posteriormente, Mohandas realiza a "Marcha do Sal" ou "Marcha Dândi", a qual levou à desobediência civil maciça a partir de 11 de março de 1930. Gandhi começou uma marcha de quase 200 quilômetros em direção ao mar, reunindo dezenas de milhares de manifestantes. Estes foram até à beira-mar, onde recolheram a água salgada em bacias e produziram o próprio sal, algo proibido pelos britânicos. No total, 60.000 pessoas seguiram a marcha e mais de 50.000 presenciaram a produção do sal. Por esta ação, Gandhi foi preso imediatamente pelas autoridades britânicas.
Gandhi e seus seguidores recolhem a água do mar para extrair o sal
Nesse ínterim, foram realizadas tantas prisões que superlotaram os presídios, pois 100.000 hindus estavam encarcerados.Por fim, Gandhi foi convidado a uma reunião com o Vice-rei Lord Irwin (1881-1959), em 1931. Deste encontro, nasceu o pacto Irwin-Gandhi que estabeleceu:
- o cancelamento do movimento de Desobediência Civil;
- libertação dos prisioneiros;
- permissão para a produção particular de sal;
- participação do partido do Congresso Nacional Indiano nas mesas de negociação sobre os problemas da Índia.
Gandhi prosseguiu com sua jornada revolucionária e não violenta pela liberdade política da Índia. Em 1942, ele foi preso novamente, junto com vários líderes da revolução. Todos decidiram jejuar, mas somente Mahatma Gandhi sobreviveu. Em 1947, os ingleses marcaram uma data para se retirar da Índia. Isto foi possível através das ações de Gandhi e graças à pressão da burguesia indiana, a qual fortaleceu o movimento nacionalista, a partir do Partido do Congresso Nacional Indiano. Os ingleses também desejavam evitar o confronto aberto, pois não teriam condições de sustentar uma guerra após a Segunda Guerra Mundial recém-terminada. No entanto, os mesmos mantiveram seus interesses econômicos na Índia.Mahatma Gandhi exerceu grande influência entre as comunidades hindu e muçulmana na Índia. Apesar disso, não conseguiu atenuar as rivalidades, o que atrasou o processo de independência.Igualmente, não impediu que fossem criados dois estados distintos: Índia, de maioria hindu e Paquistão, de maioria muçulmana.
Morte
O corpo de Gandhi sendo velado
Por fim, em 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi morto a tiros, em Nova Déli, por um radical hindu. Conforme o Hinduísmo, o corpo do Mahatma foi incinerado e suas cinzas foram arremessadas no rio Ganges. As ideias e atos de Gandhi iriam influenciar pensadores ao longo do século XX como o pastor americano Martin Luther King. Esses princípios podem ser resumidos em:
- Não violência: pressupõem que ferir outra pessoa é como atacar a si mesmo, contudo, atacar um sistema injusto é justificável e possível graças à desobediência civil.
- O boicote: conhecido na Índia como política do "swadeshi", ou seja, boicote às mercadorias importadas da Inglaterra, bem como pelo incentivo a produção doméstica de roupas (o khadi) em detrimento aos tecidos e produtos ingleses.
- Desobediência civil: recusa em pagar impostos para um Estado considerado ilegítimo. Neste caso, o Reino Unido.
Frases
- "Violência é criada por desigualdade, a não violência pela igualdade".
- “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência”.
- "Não há caminho para a paz. A paz é o caminho".
- "Há riqueza bastante no mundo para as necessidades do homem, mas não para a sua ambição."
- "Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida."
EM SEU CADERNO
Exercícios:
1)Comente sobre a importância da Índia como potência econômica, apesar de ser um país emergente e com alta desigualdade social.
2) Comente sobre a disputa territorial da Caxemira no norte da Índia com o Paquistão. Quais são os interesses e diferenças culturais entre esses povos?
3)O que vem a ser o sistema de castas de funciona na Índia há milhares de anos, mesmo sendo proibido por lei.
4)Quem foi Gandhi e como ele contribuiu para a independência da Índia ? Quais as estratégias ele utilizou? 5) Defina desobediência civil. 6) Escolha uma das frases finais e faça um comentário 7) Agora caso tenha possibilidade assista a vídeo aula a seguir para saber mais sobre a aula:https://www.youtube.com/watch?v=_sAXlkiEtJM
Amanhã importância é que todos somos iguais
ResponderExcluir1.é que somos iguais aqui é o Douglas Teixeira do 9B
ResponderExcluir2.névoas la na importância no Paquistão
ResponderExcluirNão há caminho para a paz. A paz é o caminho".
ResponderExcluir5) A violencia nao e o caminho para a paz
ResponderExcluirLuiz 9c