Olá amigos do 9º ano! Semana passada estudamos períodos
compostos por subordinação, vimos as orações subordinadas
substantivas e como são classificadas. Ainda vamos
retomar o estudo dos períodos compostos, mas essa semana vamos trabalhar um pouco a leitura e a
interpretação de textos.
Leia o texto e responda
as questões abaixo:
TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO
Como e por que separar o
lixo?
A
reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui
as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e
reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os
catadores.
A
preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem
toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens
da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar
os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de
resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos
gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos
naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende
dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Segundo a
última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil
toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de
origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou
diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente
matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
Mais da
metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu
aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No
momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta
seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para
sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a
reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores
condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais
recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de
vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição
final dos rejeitos.
1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro
parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual
alternativa não traz esses benefícios citados?
a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.
b) A reciclagem reduz gasto de energia.
c)
A reciclagem gera economia de água.
d)
A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.
e)
A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.
2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá
a seguinte mensagem:
a)
Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.
b)
Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.
c)
A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.
d)
Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.
e)
As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.
3. Leia as três afirmações abaixo:
I –
Economiza recursos naturais.
II – Gera renda para catadores de lixo.
III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.
Qual
afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do
meio ambiente?
a)
I, II, III.
b)
I e II.
c)
I e III.
d)
II e III.
e)
III.
4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”.
É possível afirmar que:
a)
essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.
b)
essas palavras possuem sentidos opostos no texto.
c)
resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.
d)
rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.
e)
rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.
5.
No
terceiro quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento
do garoto. Identifique-a:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6.
A
afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a)
o seu compromisso com o amigo.
b)
a sua insatisfação com os programas televisivos.
c)
a incoerência de sua atitude.
d)
a sua alegria em escrever para o amigo.
Nas
questões 7 e 8, identifique a ideia introduzida pelo termo destacado:
Questão
7 – “[...] fazendo
coisas como ler livros e escrever cartas.”.
a)
comparação
b)
explicação
c)
prioridade
d)
exemplificação
Questão
8 – “Tenho que
terminar agora porque meu programa favorito vai começar.”.
a)
causa
b)
consequência
c)
tempo
d)
afetividade
Bom dia professora vocês tão dando nota para cada matéria
ResponderExcluirSou o Douglas Teixeira
ResponderExcluirPelo celular
ResponderExcluiroi prof de portugues eu terminei eu sou o vitor
ResponderExcluirEu já terminei sou o Douglas Teixeira
ResponderExcluirDomingo n é dia de lição
ResponderExcluirDomingo não é dia de lição
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAqui quem fala é o professor Alberto. Com relação as notas fiquem atentos aquilo que é pedido para ser feito no caderno e o que é solicitado para entregar. No caso de vocês, 9º ano, no início das postagens postamos um roteiro de estudos para como vocês deveriam responder no caderno trilhas de aprendizagem. Eu solicitei a redação com o tema "Viver em São Paulo" para entregar quando as aulas voltassem ou por e-mail caso vocês queiram. Fiquem atentos as postagens, não deixem muita lição acumular, e qualquer dúvida deixem nos comentários.
ResponderExcluir