domingo, 7 de junho de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA


Olá amigos do 9º ano! Semana passada estudamos períodos compostos por subordinação,  vimos as orações subordinadas substantivas e como são classificadas. Ainda vamos retomar o estudo dos períodos compostos, mas essa semana vamos trabalhar um pouco a leitura e a interpretação de textos.
Leia  o texto e responda as questões abaixo:

TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO
Como e por que separar o lixo?

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.
A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.
Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.
Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.


1. Todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro 
parágrafo do texto, vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados?

a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.
b) A reciclagem reduz gasto de energia.
c) A reciclagem gera economia de água.
d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo.
e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2. Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação.
b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.
c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza.
d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.
e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3. Leia as três afirmações abaixo:

I – Economiza recursos naturais.
II – Gera renda para catadores de lixo.
III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente?

a) I, II, III.
b) I e II.
c) I e III.
d) II e III.
e) III.

4. O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que:
a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.
b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto.
c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis.
d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis.
e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.



5.   No terceiro quadrinho, a expressão “A partir de agora” introduz uma mudança de comportamento do garoto. Identifique-a:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6.   A afirmação de Charlie Brown no último quadrinho demonstra:
a) o seu compromisso com o amigo.
b) a sua insatisfação com os programas televisivos.
c) a incoerência de sua atitude.
d) a sua alegria em escrever para o amigo.

Nas questões 7 e 8, identifique a ideia introduzida pelo termo destacado:

Questão 7 – “[...] fazendo coisas como ler livros e escrever cartas.”.
a) comparação
b) explicação
c) prioridade
d) exemplificação

Questão 8 – “Tenho que terminar agora porque meu programa favorito vai começar.”.

a) causa
b) consequência
c) tempo
d) afetividade

9 comentários:

  1. Bom dia professora vocês tão dando nota para cada matéria

    ResponderExcluir
  2. oi prof de portugues eu terminei eu sou o vitor

    ResponderExcluir
  3. Eu já terminei sou o Douglas Teixeira

    ResponderExcluir
  4. Domingo não é dia de lição

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Aqui quem fala é o professor Alberto. Com relação as notas fiquem atentos aquilo que é pedido para ser feito no caderno e o que é solicitado para entregar. No caso de vocês, 9º ano, no início das postagens postamos um roteiro de estudos para como vocês deveriam responder no caderno trilhas de aprendizagem. Eu solicitei a redação com o tema "Viver em São Paulo" para entregar quando as aulas voltassem ou por e-mail caso vocês queiram. Fiquem atentos as postagens, não deixem muita lição acumular, e qualquer dúvida deixem nos comentários.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.