segunda-feira, 31 de agosto de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

31.08 – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO

Leia este texto sobre o livro “A árvore dos anjos”, escrito por Lucinda Riley:

Trinta anos se passaram desde que Greta deixou de morar no solar Marchmont, uma bela e majestosa residência na região rural do País de Gales. A convite de seu velho amigo David, ela decide retornar ao lugar para comemorar o Natal. Porém, devido a um acidente de carro, Greta não tem mais lembranças da época em que vivia na propriedade, assim como de boa parte de seu passado.
Durante uma caminhada pela paisagem invernal de Marchmont, ela encontra uma sepultura no bosque, e a inscrição na lápide coberta de neve se torna a fagulha que a ajudará a recuperar a memória.
________________, relembrar o passado também significa reviver segredos dolorosos e muito bem guardados, como o motivo para Greta ter fugido do solar, quem ela era antes do acidente e o que aconteceu com sua filha, Cheska, uma jovem de beleza angelical... mas que esconde um lado sombrio.
Disponível em: <http://www.editoraarqueiro.com.br>. (Fragmento).

Questão 1 – Aponte o propósito do texto lido:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 2 – Registra-se o emprego de uma conjunção adversativa na frase:
a) “Trinta anos se passaram desde que Greta deixou de morar no solar Marchmont [...]”
b) “Porém, devido a um acidente de carro, Greta não tem mais lembranças da época [...]”
c) “[...] assim como de boa parte de seu passado.”
d) “[...] quem ela era antes do acidente e o que aconteceu com sua filha [...]”

Questão 3 – Aponte a conjunção adversativa que compõe a frase assinalada acima:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4 – Marque a conjunção que preenche o espaço no texto, indicando a ideia de oposição:
a) Portanto 
b) Conquanto 
c) Pois
d) Contudo 

Questão 5 – “Cheska, uma jovem de beleza angelical... mas que esconde um lado sombrio.”. Explique a ideia de adversidade, expressa pela conjunção, “mas”, nesse contexto do resumo:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.