segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

 07/12 – LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO

a-Deus

desfiz amizade com os céus

não lembro da última vez que fiz uma prece

           ***

parei de contar as estrelas 

atravessava para o outro lado quando o sol aparecia no leste 

e ignorei até a presença da lua 

            ***

fora de mim 

nuvens choraram 

calcei botas 

vesti o capuz 

protegido 

não me molhei 

            ***

dentro de mim 

tempestade 

mergulhei em saudades 

afoguei-me 

mas não houve lágrimas 

só reflexões 

e uma vontade constante de saber se você também deixou de contar as estrelas 

ou se hoje elas lhe parecem mais brilhantes 

***

sozinho 

enquanto a noite silenciosa me observa  

releio as últimas mensagens trocadas 

noto a data do último ponto final 

vejo que também está online 

e me pergunto se você também lê nossas conversas  

ou se apagou todas elas 

assim como apaguei a coragem de te dar oi 

por conta da lembrança daquele adeus 

***

desfiz amizades com os céus por sua causa 

e é também por sua causa que hoje volto a fazer uma prece          

                                      


                                                                                                        a-Deus 



Disponível em: https://www.danielgtr.com/a-deus. Acesso em: 2 jun. 2020. 


Questões 

  1. Qual sentimento a leitura do poema despertou em você? Transcreva um trecho que revele esse sentimento.  



  1. Qual é o principal assunto abordado no poema? 



  1. A expressão “a-Deus” aparece como o título do poema e o último verso. Quais sentidos esta expressão têm no contexto do poema? 



  1. Há possibilidade de volta entre o “eu lírico” e a pessoa amada? Transcreva o verso que comprova sua resposta. Lembrando que o “eu lírico” se refere ao pensamento ou a voz daquele que está narrando um poema.  



  1. Na quinta estrofe, aparece a palavra “sozinho”, o fato dessa palavra aparecer como única na estrofe é proposital. Qual foi a intenção do autor? 


  1. Relendo o poema podemos notar a semelhança da primeira e última estrofe, porém, na última, “eu lírico” toma uma decisão. Que decisão foi essa?  



  1. O autor constrói imagens poéticas, elementos que enriquecem o texto, usando a prosopopeia ou personificação, como:

“Fora de mim

nuvens choraram”

“enquanto a noite silenciosa me observa” 

     A prosopopeia ou personificação é uma figura de linguagem que atribui a objetos inanimados ou seres irracionais, sentimentos ou ações próprias dos seres humanos.

Em alguns versos, o autor usa esse recurso e atribui atitudes humanas a elementos da natureza. Construa frases ou orações que apresentem essas imagens, usando a prosopopeia, ou seja, atribuindo características ou atitudes humanas a elementos da natureza, pense em qual sensação você pretende causar em quem lerá suas imagens poéticas (alegria, tristeza, angústia, medo, felicidade). 


_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, responderemos o mais breve possível.