segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Matemática

 EMEF M’ Boi Mirim I - 08/12 /2020

9º ano - Matemática

Professora Miriam Raquel

Correção da aula do dia 19-11-2020

Alternativa correta: b) 28 cm e 56 cm.

Sendo todas as divisões paralelas, os segmentos formados são proporcionais, então, usaremos as seguintes proporções:

A medida da frente para rua B dos lotes 1 e 3 são: 21m e 35m.

15/20=x/28

20x=420

X=21

O comprimento do outro quarteirão é de 67,5m

60/x=80/90

80x=5400

X=67,5

Aula de hoje 08-12-2020

ATIVIDADE 5 – Linguagem de Programação

Com frequência, o ato de programar envolve a solução de problemas em si, onde você pega suas respostas e as aplica para criar um programa. Algumas das melhores linguagens de programação para matemática funcionam quando você está tentando aprimorar suas habilidades e treinar-se em um campo matemático específico.

                     Uma grande descoberta resolve um grande problema, mas há sempre uma pitada de descoberta na resolução de qualquer problema. (PÓLYA, 1977).

EXEMPLO: Francisco tem um táxi e, para o cálculo do valor a ser cobrado pelo trajeto feito, ele usa um preço para a bandeirada e um preço por quilômetro rodado. A bandeirada é de R$ 4,50 e o preço por quilômetro rodado é de R$ 2,75. Com esses valores, Francisco poderia calcular o valor de uma corrida? Escreva uma expressão algébrica que ajude Francisco a calcular o valor de corridas para qualquer distância. Teste sua expressão algébrica para uma corrida de 10 km.

Valor da corrida: V= 4,50 +2,75. (10). 

                           V= 4,50+27,50.

                             V=R$ 32,00.

E assim dependendo da distância percorrida o valor a ser pago será diferente, podendo Francisco estabelecer parâmetro de seus lucros e o passageiro de seus gastos.

NO caderno Trilhas de Aprendizagem vol. 2, na página 126, tem uma situação bastante interessante onde dois amigos, Tainá e Felipe, buscam desenvolver um projeto e para isso precisam estabelecer alguns padrões para os cálculos.  Leia com atenção e resolva as atividades das páginas 126 a 130.

Em seguida busque resolver a situação abaixo no caderno de matemática.

(ENEM – 2010) O Salto Triplo é uma modalidade do atletismo em que o atleta dá um salto em um só pé, uma passada e um salto, nessa ordem. Sendo que o salto com impulsão em um só pé será feito de modo que o atleta caia primeiro sobre o mesmo pé que deu a impulsão; na passada ele cairá com o outro pé, do qual o salto é realizado. Disponível em: www.cbat.org.br (adaptado)

Um atleta da modalidade Salto Triplo, depois de estudar seus movimentos, percebeu que, do segundo para o primeiro salto, o alcance diminuía em 1,2 m, e, do terceiro para o segundo salto, o alcance diminuía 1,5 m. Querendo atingir a meta de 17,4 m nessa prova e considerando os seus estudos, a distância alcançada no primeiro salto teria de estar entre

a) 4,0 m e 5,0 m.

b) 5,0 m e 6,0 m.

c) 6,0 m e 7,0 m.

d) 7,0 m e 8,0 m.

e) 8,0 m e 9,0 m.



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